200 COMANDOS NO AUTOCAD

 200 Comandos no AutoCAD


Introdução

    O AutoCAD possui milhares de comandos. Aqui, vamos mostrar 200 dos mais úteis comandos que você definitivamente precisa saber.
    A lista de comandos aqui se concentra na usabilidade, em vez de listar comandos apenas por fazer.
    O os comandos aqui apresentados são ótimos para iniciantes e também para usuários experientes no AutoCAD. Um iniciantes encontrará muitos comandos novos para aprender o software do zero e um usuário experiente encontrará muitos comandos novos que irão melhorar sua produtividade.
    Os comandos são divididos em diferentes categorias para torná-los fáceis de lembra.


01 Teclas de atalho do teclado

02 Alternar barra de status

03 Comandos básicos do AutoCAD

04 Comandos gerais

05 Comandos relacionados ao desempenho

06 Comandos de acessibilidade

07 Comandos 3D


01 

Teclas de atalho do teclado

Ctrl+N
Você pode usar este atalho para abrir uma nova guia de desenho ou novo desenho no AutoCAD.

Ctrl + S
 Você pode usar este atalho de teclado para salvar um arquivo de desenho.
 
Ctrl + Shift + S 
Você pode usar este atalho de teclado para salvar o desenho como um novo arquivo, resumindo, esta é a tecla de atalho para o comando “salvar como”.

Ctrl + 0 
Limpa a tela para mostrar apenas a área de desenho e oculta paletas e guias. Pressione-o novamente para redefinir a interface padrão do AutoCAD.

Ctrl + 1
Selecione um objeto e pressione Ctrl + 1 para abrir a paleta de propriedades que lista as propriedades do objeto. Você também pode usar esta paleta para modificar a maioria das propriedades do objeto. Você também pode usar o comando PR para abrir a paleta de propriedades. 

Ctrl + 2 
Você pode usá-lo para abrir a paleta do centro de design que contém muitos blocos do AutoCAD que podem ser usados diretamente em seu desenho.


Ctrl + 8 
Você pode usar isso para abrir uma calculadora rápida dentro da interface do usuário do AutoCAD para realizar cálculos simples e complexos usando a calculadora científica e também para cálculos de conversão de unidades.


Ctrl + 9 
Você pode usar este atalho de teclado para alternar a visibilidade da linha de comando.

Se por algum motivo sua linha de comando estiver oculta da área de desenho, use este atalho de teclado para trazê-la de volta.

Ctrl + C 
Selecione objetos da área de desenho e pressione Ctrl + C para copiar os objetos para a área de transferência. 

Ctrl + V 
Para colar os objetos copiados da área de transferência no desenho mantendo suas propriedades originais, você pode usar este atalho de teclado. 

Ctrl + Shift + V 
Para colar os objetos copiados como um bloco você pode usar este atalho de teclado, o bloco assim criado terá um conjunto aleatório de caracteres como nome. 

Você pode usar este atalho de teclado para criar blocos rapidamente, sem passar pela janela de criação de bloco. 

Ctrl+Z 
Este atalho de teclado pode ser usado para desfazer a última ação do seu desenho. Você pode pressionar esta tecla de atalho várias vezes para desfazer muitas ações. 

Ctrl + Y 
Este atalho de teclado pode ser usado para refazer a última ação de desfazer que você executou.

Ctrl+Tab 
Você pode usar este atalho de teclado para percorrer todas as guias de desenho abertas no AutoCAD.

02

Alternar barra de status

    A barra de status é um recurso importante da interface do usuário do AutoCAD e suas ferramentas são necessárias com bastante frequência ao criar ou editar seu desenho, portanto, estão disponíveis na barra de status para fácil acesso. Você pode ativar ou desativar os ícones da barra de status usando atalhos de teclado, comandos ou clicando em seus respectivos ícones. 

F3
    Uma das alternâncias mais importantes da barra de status. Esta tecla de função ativa/desativa a opção de snap ao objeto, quando o snap ao objeto está ativo, você poderá posicionar o cursor em alguns pontos exatos da geometria, como End, Center, Quadrant, Tangent, etc. Usando esta opção, você pode fazer desenhos precisos do AutoCAD.


F6
    O UCS dinâmico pode ser ativado ou desativado usando esta tecla de função. Usando o UCS dinâmico você pode criar geometrias diretamente da face ou de outro objeto 3D, independentemente da posição do UCS. Você também pode alternar o UCS dinâmico usando a variável de sistema UCSDETECT; os valores desta variável de sistema podem ser 1 para ON e 0 para OFF.

 F7
    Esta ferramenta da barra de status alternará a visibilidade da grade de fundo, que geralmente é visível na área de desenho.

F8
    Ativa/desativa o modo Orto. Quando o modo orto estiver ativado, você poderá criar linhas apenas na horizontal ou na vertical. 

F9
    Alternar o modo Snap, quando o modo snap estiver ativo, o cursor do AutoCAD saltará para pontos específicos na área de desenho que está definida no modo snap. 


F10
    Ativa/desativa o rastreamento polar. Com o rastreamento polar ativo você pode fazer linhas inclinadas em qualquer ângulo definido no ângulo de incremento do rastreamento polar. 

F11
    Ativa/desativa o rastreamento de snap ao objeto. Usando esta opção você pode rastrear pontos de referência de geometrias como centro, ponto médio, ponto final, etc. e fazer geometrias com suas referências. 

DYNMODE 
    Por padrão, o valor desta variável de sistema é definido como -3, o que o impede de alterar esta variável de sistema para 3 para tornar a entrada dinâmica ativa. A entrada dinâmica permite adicionar informações dinamicamente na dica de ferramenta do cursor. 



ISODRAFT
    Usando esta alternância você pode ativar o plano de desenho isométrico no AutoCAD. Você pode selecionar entre Isoplano Esquerdo, Isoplano Superior e Isoplano Direita. 

    Você também pode alternar entre diferentes isoplanos usando a tecla de função F5. O valor padrão da opção ISODRAFT é ortográfico. 

LWDISPLAY
    Esta variável de sistema alterna a visibilidade da espessura de linha em um desenho. O valor padrão desta variável de sistema é OFF, o que mantém a exibição da espessura de linha desativada. Você pode alterar seu valor para ON para manter a espessura de linha visível na área de desenho. 

TRANSPARENCYDISPLAY
    Assim como a espessura da linha, esta variável de status permite alternar a visibilidade da transparência de um objeto. 

Você altera o valor desta variável de sistema para 1 para tornar a transparência visível ou 0 se quiser torná-la invisível.

SELECTIONCYCLING
Usando esta variável de sistema você pode selecionar objetos sobrepostos com muita facilidade. 
    
Quando o valor desta variável de sistema é definido como 2, um ícone sobreposto e um menu contendo uma lista de objetos sobrepostos aparecem e você pode selecionar o objeto desejado nesta lista. 

Se você definir o valor desta variável de sistema como 1, apenas o ícone de sobreposição aparecerá e não o menu. Você pode desativar isso alterando o valor desta variável de sistema para 0. 


GRAPHICSCONFIG
Usando esta opção da barra de status você pode abrir a janela de configuração de gráficos que é usada para alterar as configurações relacionadas às propriedades de exibição e gráficos do AutoCAD.

Você também pode usar 3DCONFIG para abrir a janela de desempenho gráfico.

03

Comandos básicos do AutoCAD

L
Pode ser usado para fazer linhas simples no desenho.

C
É o comando usado para fazer um círculo no AutoCAD. 

PL
Este comando pode ser usado para criar uma polilinha no seu desenho.

REC
Este comando criará um retângulo no AutoCAD. 

POL
Este comando pode ser usado para fazer um polígono com no mínimo 3 lados e no máximo 1024 lados. 

ARC
Como o nome sugere, este comando pode ser usado para criar um arco no AutoCAD.

REG
Este comando pode ser usado para criar uma geometria de região no AutoCAD.

ELLIPSE
Como o nome sugere, este comando pode ser usado para fazer uma elipse com os eixos maior e menor.

 


CO
Este comando é usado para copiar objetos no AutoCAD.
 
ARRAY
Usando este comando você pode criar uma matriz retangular, polar ou de caminho. 


TR
Este comando é usado para recortar uma geometria. 

EX
Este comando estende o objeto selecionado para encontrar o objeto de referência que está selecionado. 
 
I
Este comando pode ser usado para inserir um bloco ou desenho existente como bloco no AutoCAD.

OP
Usando este comando você pode abrir a janela de opções que contém a maioria das configurações do AutoCAD.


ST
Usando este comando você pode abrir a janela de estilo de texto que controla as propriedades do estilo de texto padrão do AutoCAD.
 
X
Este comando pode ser usado para explodir objetos como polilinha em linhas simples, uma matriz ou um bloco em uma geometria simples, etc.

F
Este comando pode ser usado para adicionar cantos arredondados às arestas vivas da geometria. Esses cantos arredondados também são chamados de filetes.

CHA
Este comando pode ser usado para adicionar arestas inclinadas aos cantos vivos. Essas arestas inclinadas também são chamadas de chanfros. 

B
Este comando é utilizado para criar um bloco, as propriedades do bloco podem ser definidas através da janela de definição de bloco. 


LA
Este comando pode ser usado para abrir a paleta de gerenciamento de propriedades da camada, que é uma ferramenta para criar e gerenciar camadas em um desenho.

REVCLOUD
Usando este comando você pode fazer nuvens de revisão que são essencialmente ferramentas de marcação de desenho.

POINT (PO)
Este comando cria uma geometria de ponto único no desenho.

Para modificar o tipo de ponto criado por este comando você pode usar o comando PTYPE e escolher o tipo de ponto desejado na janela Point Style.


SKETCH
Você pode fazer um esboço à mão livre usando este comando. Você pode usar Linha, Polilinha ou Spline como tipo de objeto para fazer este esboço à mão livre.
 
DONUT
Ele cria dois círculos com uma área preenchida entre eles, inserindo as dimensões interna e externa dos dois círculos. 

ML
Várias linhas paralelas podem ser criadas usando este comando. 
Este comando é ótimo para fazer paredes com espessuras predefinidas.

SPL
Usando este comando o usuário pode criar curvas suaves com pontos de controle para alterar a curvatura do esboço. 

A imagem a seguir mostra um exemplo de spline. 


DT
Inicia o comando de texto de linha única no AutoCAD, que talvez seja o comando de texto mais básico do AutoCAD. Isso permite inserir o texto em uma única linha. 

MT
Isso permite ao usuário inserir texto no formato de texto multilinha.
Principalmente, isso é usado para inserir um texto grande ou um parágrafo.

Mtext Também está associado a uma caixa de diálogo do editor de texto onde o usuário pode fazer diversas alterações e formatações de texto no próprio software. 

DJO
Dimensões deslocadas podem ser criadas e marcadas no desenho usando este comando. Uma dimensão inclinada é mostrada na imagem a seguir.



SC
Este comando é usado para alterar a escala de um objeto. 


04

Comandos Em Geral

Estes são alguns dos comandos que podem ser usados frequentemente
em seu fluxo de trabalho de desenho para melhorar sua eficiência geral. Você pode estar familiarizado com muitos desses comandos, mas também existem alguns comandos que são realmente úteis, embora permaneçam praticamente sem uso.

COUNT
Este comando mostra o número de blocos em um desenho em forma de tabela. Você pode selecionar o desenho inteiro ou uma área específica
do desenho para contar os blocos.



PEDIT
Este comando iniciará a ferramenta de edição de polilinha que você pode usar para editar polilinhas ou converter geometria 2D como linhas e arcos em uma polilinha.

MULTIPLE
Se você quiser repetir qualquer comando sem pressionar a tecla Enter, use o comando MULTIPLE. Para cancelar a repetição do comando pressione a tecla ESC.

NCOPY
Use este comando para copiar objetos aninhados de um bloco ou Xref sem explodi-los.

‘CAL
Usando este sub comando você pode realizar cálculos diretamente na linha de comando do AutoCAD, mesmo quando estiver no meio de um comando.

Você pode iniciar este sub comando digitando 'CAL (não se esqueça de adicionar um apóstrofo antes de CAL) enquanto executa qualquer outro comando.



BURST
Explode o bloco que contém atributos, mantendo a configuração do atributo e sua definição de camada. Isto é especialmente útil se você quiser manter o texto do atributo após explodir o bloco.

ARCTEXT
Este comando pode ser usado para escrever texto alinhado em arco no AutoCAD. Este comando possui opções para alterar a formatação do texto e a direção do alinhamento do texto ao longo do arco.

SP
Usando este comando você pode verificar a ortografia do texto selecionado e corrigi-la na janela Verificar ortografia.



OOPS
Este comando pode ser usado para restaurar o último objeto excluído do seu desenho.

Depois de excluir um objeto, se você fez muitas outras alterações no desenho e percebeu que pode precisar restaurar o objeto excluído, basta digitar OOPS e pressionar Enter.


CHSPACE
Este comando pode ser usado para alterar o espaço de um objeto do espaço do modelo para o espaço do papel e vice-versa. Veja a imagem animada mostrada abaixo para referência.

DIVIDE
Você pode usar este comando para dividir qualquer geometria 2D em muitas partes iguais. Em cada ponto de divisão, uma geometria de ponto será adicionada à curva 2D.

RENAME
Se você precisar renomear qualquer objeto nomeado como camada, bloco ou tipo de linha, simplesmente use este comando para renomeá-lo. Mais sobre este comando pode ser encontrado neste artigo relacionado.

BREAK
Este comando pode ser usado para quebrar geometrias 2D em um ou dois pontos.

É útil se você quiser quebrar uma curva no ponto de intersecção com outra curva ou se quiser criar uma lacuna quebrando uma parte da geometria.

DI
Pode ser usado para encontrar a distância entre dois pontos no desenho.

TIME
Usando este comando você pode encontrar muitas informações sobre o seu desenho, como a data em que o desenho foi criado e o tempo total de edição consumido no desenho.


QSELECT
Este comando pode ser usado para fazer a seleção do seu desenho com
filtros.

Por exemplo, você pode usar a seleção rápida para criar um conjunto de seleção contendo todos os círculos do desenho com o raio de um valor específico.

COPYBASE
Usando este comando você pode copiar qualquer objeto usando um ponto base.

PASTECLIP
Você pode colar os objetos copiados da área de transferência em seu
desenho usando este comando.

Se você usar COPYBASE para copiar os objetos, poderá colá-los no
mesmo ou em outro desenho com o ponto base selecionado.

LIST
Usando este comando você pode encontrar muitas propriedades de um objeto, como a camada em que ele está, área, comprimento ou raio, perímetro ou circunferência e muito mais.

Para usar este comando basta digitar LIST na linha de comando e
pressionar Enter e selecionar o objeto da área de desenho sobre o qual
deseja saber e pressionar Enter novamente.



TJUST
Usando este comando você pode alterar a justificação do texto dos elementos Text e Mtext no desenho.

DIM
Este comando foi introduzido na versão AutoCAD 2016 e pode ser usado para fazer a maioria das dimensões como Linear, Alinhado, Raio, Diâmetro e Linha de Base.

Para acessar este comando você pode usar o comando DIM ou selecionar a ferramenta DIM no painel de dimensões da guia Annotate.




TOLERANCE
Se desejar adicionar uma tolerância geométrica representando informações relacionadas à tolerância em seu desenho, você poderá usar este comando.




ML
Usando este comando você pode criar uma geometria multilinha que contém múltiplas linhas paralelas.

SCALETEXT
Usando este comando você pode alterar a escala do objeto Texto ou TextoM
existente no desenho.

Para usar este comando digite SCALETEXT na linha de comando pressione Enter e selecione o texto da área de desenho e pressione Enter novamente.

Agora selecione a opção “Existente” na linha de comando e a seguir selecione a opção “fator de escala” e digite a escala na qual deseja converter a altura do texto e pressione Enter.

Quando a escala destas entidades de texto for alterada, o ponto base permanecerá fixo.

BASE
Usando este comando você pode alterar o ponto base de um desenho sem alterar sua origem.

Isto é especialmente útil na situação em que você deseja inserir o desenho em outro como uma refex.

Por padrão, o AutoCAD assume a origem como o ponto base que pode ser modificado usando este comando sem alterar a origem.

ID
Este comando pode ser usado para encontrar os valores das coordenadas de um ponto no desenho do AutoCAD.

DWGPREFIX
Se você tem um desenho aberto no AutoCAD e não sabe o local onde ele foi salvo, basta digitar o comando DWGPREFIX para visualizá-lo.

Este comando pode ser usado para encontrar rapidamente a localização das Xref anexadas no desenho.



UNITS
Usando este comando você pode definir as unidades de desenho e outras configurações como a precisão das dimensões lineares e angulares e o ângulo de rotação padrão.



TINSERT
Você pode inserir um bloco ou desenho como bloco na tabela usando este comando.

Você também pode ajustar o bloco na célula da tabela e também justificar sua localização automaticamente com a caixa de diálogo TINSERT.

Fiz uma tabela simples importando blocos do centro de design conforme mostrado na imagem abaixo.





MIRRTEXT
Por padrão, o AutoCAD não espelha o texto no desenho, mas se você deseja espelhar o texto do seu desenho, altere o valor da variável de sistema MIRRTEXT para 1.




AREA
Como o nome sugere, este comando pode ser usado para localizar a área de formas fechadas ou abertas no desenho do AutoCAD.

TORIENT
Usando este comando você pode reorientar entidades de texto na melhor
posição legível.

Na imagem A abaixo o texto está orientado em diferentes ângulos e em
algumas situações o texto não é devidamente legível.

Já na imagem B abaixo o comando TORIENT foi usado para tornar o texto
legível em todos os ângulos.




MINSERT
Usando este comando você pode inserir blocos existentes de um desenho como um componente de matriz retangular. Uma matriz adicionada usando o comando MINSERT não pode ser explodida.


BOUNDARY
Usando este comando você pode extrair limites fechados de qualquer área fechada.

Este limite pode ser usado para encontrar a área da região delimitada ou para muitas outras aplicações.

Na imagem abaixo o limite da área mencionada como A foi extraído como uma polilinha usando o comando LIMITE.




TXT2MTXT
Usando este comando você pode converter um objeto de texto em um objeto Mtext e também pode combinar vários objetos Mtext separados em uma única unidade Mtext.


DIMROTATED
Este comando pode ser usado para fazer uma linha de dimensão inclinada em um determinado ângulo em relação ao lado positivo do eixo X.

No exemplo abaixo as dimensões são feitas com o comando DIMROTATED.




BREAKLINE
Você pode usar esta ferramenta para criar um símbolo Breakline em uma linha.

Digite BREAKLINE na linha de comando e pressione Enter, em seguida, clique na opção de escala da linha de comando e aplique uma escala apropriada à linha obrigatória.

Selecione os pontos inicial e final da linha obrigatória e clique em qualquer ponto da linha para especificar a localização da linha obrigatória ou pressione Enter diretamente para colocá-la exatamente no centro da linha.





J
Este comando ajuda a unir objetos semelhantes para torná-los um único
objeto. Por exemplo, diferentes linhas desenhadas continuamente podem ser
unidas para formar uma polilinha.

S
Este comando ajuda o usuário a esticar o objeto até o comprimento necessário. O método de seleção decide o processo de estiramento do objeto.

LEN
Este comando ajuda a alterar o comprimento e o ângulo das linhas e arcos.

O
Usando este comando você pode criar uma réplica do esboço original a uma
distância especificada do esboço real.

HATCH
Este comando permite preencher a área fechada com um determinado padrão de
hachura, gradiente ou preenchimento sólido.

GRADIENT
Este comando permite preencher a área fechada com um gradiente de
cor específico.

FILETAB
Você pode mostrar a guia do arquivo se ela não estiver visível usando este comando. Para ocultar a guia do arquivo você pode usar o comando FILETABCLOSE. As guias de arquivo são mostradas na imagem a seguir.




TXTEXP
Usando este comando, você pode converter texto de linha única e multilinha em geometrias.

XLINE (XL)
Usando este comando você pode fazer linhas infinitas começando no ponto de seleção. Quando você corta ou quebra essa linha infinita em um comprimento finito, ela se torna uma geometria de linha simples.




05

Comandos Relacionados ao Desempenho

Existem várias ferramentas e comandos integrados no AutoCAD que ajudam a manter o desempenho do AutoCAD otimizado. Nesta seção, você encontrará todos os comandos relacionados ao desempenho e otimização que você pode usar em seu fluxo de trabalho diário.


PURGE
Este comando pode ser usado para remover objetos nomeados não utilizados, como camadas, blocos e estilos de cota, do desenho.

LAYDEL
Usando este comando você pode excluir algumas das camadas mais teimosas do seu desenho que não podem ser removidas usando o comando PURGE.

Este comando também pode remover a camada Defpoints e também a camada que contém objetos, mas eu não recomendaria isso.

OVERKILL
Utilize este comando para remover geometrias sobrepostas ou desnecessárias do desenho.

RECOVERALL
Este comando repara um desenho corrompido ou danificado junto com
todos os seus Xrefs anexados.

AUDIT
Este comando deve ser usado para remover erros do seu desenho. É sempre uma boa prática verificar se há erros no arquivo de desenho com a ferramenta AUDIT.

FILLMODE
Usando esta variável de sistema você pode ativar ou desativar a visibilidade da área preenchida em hachuras ou polilinhas largas alterando seu valor para 0 ou 1 respectivamente.

Ao desativar o FILLMODE você pode melhorar o desempenho do AutoCAD, limitando os recursos consumidos na regeneração das geometrias preenchidas.

Você precisa regenerar o desenho usando o comando REA após alterar esta variável de sistema para ver seu efeito.




HIGHLIGHT
Esta variável de sistema também é semelhante a SELECTIONPREVIEW mas neste caso, o objeto aparecerá destacado quando selecionado. Seu valor padrão é 1, mas você pode desativar esse efeito de
destaque alterando seu valor para 0.




SELECTIONPREVIEW
Ao passar o cursor sobre qualquer objeto, uma visualização aparecerá se o valor desta variável de sistema estiver definido como 3.

Você pode remover esta visualização melhorando assim o desempenho alterando o valor desta variável de sistema para 0.




ISAVEPERCENT
Você pode alterar o valor desta variável de sistema para reduzir o tempo necessário para salvar um desenho.

Esta variável de sistema também afeta o tamanho do arquivo de desenhos do AutoCAD e sua compatibilidade com outros softwares.

Ao diminuir o valor desta variável de sistema você pode aumentar sua compatibilidade com outro software e também diminui o tamanho do arquivo CAD, mas o tempo consumido na operação de
salvamento geralmente aumenta.

Quando você aumenta o valor desta variável de sistema acontece o oposto. O valor padrão desta variável de sistema é 50 e pode ser alterado de 0 a 100.

APERTURE
Esta variável de sistema controla a área de influência do snap ao objeto. O tamanho da abertura definido por esta variável de sistema é a área do quadrado sob a qual o ponto será selecionado se o cursor
for colocado nele.

O valor padrão desta abertura é 10, mas dependendo da complexidade do desenho você pode alterar este valor entre 1-50.

O tamanho da abertura é relativo à escala atual da tela e não é um valor absoluto.

Na imagem abaixo a caixa vermelha (não visível no AutoCAD) é o tamanho da abertura para dois valores 10 e 50 respectivamente.




SAVEALL
Como o nome sugere, este comando pode ser usado para salvar todos os desenhos abertos na janela do AutoCAD.

PICKBOX
Usando esta variável de sistema você pode alterar o tamanho do Pickbox que aparece no cursor do AutoCAD. O valor padrão desta variável de sistema é 3 e você pode alterar seu valor de 0 a 50.

Na imagem abaixo o tamanho do Pickbox é 3 para o primeiro cursor e 10 para o segundo cursor.




CLOSEALL
Se você tiver várias guias abertas na janela do AutoCAD e não quiser fechá-las manualmente, uma por uma, basta usar o comando CLOSEALL para fechar todas as janelas abertas.

O AutoCAD solicitará a caixa de diálogo para salvar antes de fechar todos os desenhos não salvos e o levará para a tela inicial após fechar todos os desenhos.

CLOSEALLOTHER
Usando este comando você pode fechar todas as janelas
de desenho abertas, exceto a janela de desenho atual.

STARTMODE
Esta variável de sistema alternará a visibilidade da guia inicial no início do aplicativo AutoCAD.

Por padrão, o valor desta variável de sistema é 1, o que permite que a tela inicial apareça, você pode alterar esse valor para 0 se não quiser ver a tela inicial.





FILEDIA
Esta variável de sistema suprime a caixa de diálogo que se abre ao invocar determinados comandos como Salvar, Salvar como e Exportar.

O valor padrão desta variável de sistema é 1, o que permite a abertura da caixa de diálogo.

No entanto, quando você altera o valor desta variável de sistema para 0, o comando será executado na linha de comando e a caixa de diálogo não será aberta.

RECOVER
Este comando é semelhante ao comando AUDIT, mas é útil para desenhos que estão corrompidos a tal ponto que você não consegue nem abri-los.




ZOOMFACTOR
Este comando controla a ampliação em relação ao giro da roda do mouse.

Seu valor está entre 3 e 100 com valor padrão definido como 60. Quanto maior o valor, maior será o efeito do movimento da roda de zoom.

QP
Este comando abrirá uma janela rápida de propriedades, onde serão listadas as propriedades essenciais e comuns para os objetos selecionados.


TEXTFIT
Usando este comando você pode reduzir ou expandir as entidades de texto em um desenho para ajustá-las à área necessária. No exemplo abaixo ajustei o texto do AutoCAD dentro do retângulo usando o comando TEXTFIT.





WIPEOUT
Usando o comando Wipeout você pode limpar o fundo em um desenho lotado para tornar os objetos sobrepostos nítidos contra o fundo.

Na imagem mostrada abaixo, o comando Wipeout foi usado para limpar a área ao redor do segundo gancho.

Você pode usar a variável de sistema WIPEOUTFRAME e alterar seu valor para 0 para remover também o limite do quadro de eliminação.





-DWGUNITS
Usando este comando você pode converter seu desenho do AutoCAD de uma unidade para outra e também pode dimensionar o desenho existente para novas escalas automaticamente.



ANNOMONITOR
Quando esta variável de sistema está ON ela mostra todas as dimensões não associativas e multileaders com um emblema amarelo. Quando está desligado, não mostra nenhum sinal de aviso.





TEXTMASK
Usando este comando você pode criar automaticamente uma máscara atrás do texto para torná-lo claramente visível contra o fundo lotado.

Na imagem abaixo a Textmask não foi aplicada para o primeiro caso e no segundo caso foi aplicada.






LAYMRG
Se você deseja mesclar camadas de vários objetos, este comando é para você.

Digite LAYMRG, pressione a tecla Enter e selecione os objetos cujas camadas você deseja alterar e pressione Enter novamente.

Selecione qualquer objeto da camada de destino para o qual deseja transferir os objetos selecionados e pressione Enter novamente.

Todos os objetos da camada selecionada serão transferidos para a camada final e também a camada selecionada será removida.

DS
Usando este comando você pode abrir a janela de configurações de desenho que pode ser usada para alterar as configurações relacionadas às opções da barra de status, como snap a objeto, rastreamento polar, snap e configurações de grade.



TABLET
Se por algum motivo você deseja usar o Tablet como um dispositivo apontador e de navegação no AutoCAD, você pode usar este comando para ativar e desativar a entrada do Tablet.

O Tablet também pode ser ligado e desligado usando a variável de sistema TABMODE.

3DCONFIG
Você pode usar este comando para ativar/desativar a aceleração de hardware ou alterar as propriedades relacionadas aos gráficos do AutoCAD, como exibição de linhas suaves e exibição de gráficos de alta
qualidade.




ICL
Este comando corta a imagem selecionada em relação ao limite definido.



06

Comandos de Acessibilidade


Esses comandos irão ajudá-lo a tornar seu fluxo de trabalho geral de desenho mais rápido, eliminando a necessidade de usar muitas tarefas repetitivas.


TEXTSCR
Este comando abrirá uma janela de texto que contém um histórico doscomandos usados recentemente.




MA
Este comando economiza muito tempo se você deseja copiar propriedades de um objeto para outro sem alterar sua geometria ou conteúdo.

CENTERLINE
Como o nome sugere, você pode adicionar facilmente uma linha central entre linhas paralelas ou que se cruzam usando esta ferramenta. Consulte o artigo relacionado para obter mais informações sobre as ferramentas Centermark e Centerline.

CENTERMARK
Esta ferramenta foi adicionada na versão AutoCAD 2017 e permite criar facilmente uma marca de centro em um círculo ou arco.

LAYMCH
Usando este comando você pode alterar as camadas dos objetos selecionados.

Para usar este comando digite LAYMCH na linha de comando, pressione a tecla Enter, selecione os objetos cuja atribuição de camada você deseja alterar, pressione Enter, selecione qualquer entidade da camada que deseja aplicar aos objetos selecionados e pressione a tecla Enter novamente.

LAYWALK
Usando este comando você pode verificar todos os objetos que estão em uma determinada camada.

Quando você usa o comando LAYWALK uma lista com todas as camadas aparece na tela e você pode clicar em qualquer uma das camadas da lista e os objetos dessas camadas só ficarão visíveis na
área de desenho.

O status original da visibilidade da camada e do objeto é restaurado quando você fecha a janela LAYWALK.




BATTMAN
Esta ferramenta pode ser usada para modificar as informações de atributos de blocos contendo atributos.

FS
Usando este comando você pode selecionar objetos que estão conectados ao objeto selecionado na área de desenho.

O comportamento deste comando é controlado pela variável de sistema FSMODE, se o valor de FSMODE estiver OFF então o comando FS selecionará apenas o objeto selecionado e um objeto
que esteja diretamente conectado ao objeto selecionado.

Se o valor de FSMODE estiver ON então o comando FS selecionará o objeto selecionado, bem como todos os objetos conectados a ele e seu próximo objeto conectado na série.

Esta série de seleção continua enquanto o comando encontrar objetos
conectados.

TEXTTOFRONT
Usando este comando você pode trazer TEXTO, Dimensões e linhas de chamada na frente de todos os objetos subjacentes, como hachuras. Este comando é especialmente útil se você quiser trazer múltiplas
anotações para a frente de todos os objetos de desenho sem alterar seletivamente sua ordem de desenho.

ISOLATE
Usando este comando você pode ocultar todos os objetos da área de desenho, exceto os objetos selecionados.

Ao ocultar objetos desnecessários do desenho, você pode obter uma área de trabalho limpa.

Para trazer de volta todos os objetos ocultos ao desenho, selecione o comando UNISOLATE ou UNHIDE.

HIDEOBJECTS
Este comando é semelhante ao comando ISOLATE, mas neste caso você pode ocultar os objetos selecionados enquanto mantém os objetos restantes visíveis.

Neste caso, você também pode trazer de volta objetos ocultos usando o comando UNHIDE ou UNISOLATE.

GROUP
Usando este comando você pode agrupar vários objetos como uma única unidade.

Este comando é excelente para fazer agrupamentos de tipos semelhantes de objetos como um grupo de blocos semelhantes.

Para quebrar este grupo você pode usar o comando UNGROUP.

ADCENTER
Este comando pode ser usado para trazer a paleta do Design Center para a área de desenho.

Você também pode usar a tecla CTRL+2 para abrir a paleta do centro de design.




FIELD
Os campos são informações de texto dinâmicas que podem adicionar muita inteligência ao seu desenho, mantendo os dados interligados e atualizados.

Os campos são amplamente utilizados no conjunto de folhas e nos desenhos de layout e podem ser usados para automatizar muitas informações nos desenhos do AutoCAD.

Você pode iniciar a janela Campo usando o comando CAMPO do AutoCAD.

IMPORT
Usando este comando você pode importar desenhos de diversos formatos no AutoCAD, a lista de todos os formatos suportados é mostrada na imagem abaixo.



WBLOCK
Se você deseja exportar uma determinada parte do seu desenho ou qualquer um de seus blocos para um arquivo externo, você pode usar a ferramenta de gravação de bloco ou seu comando equivalente WBLOCK.

PUBLISH
Usando este comando você pode imprimir arquivos de múltiplas folhas diretamente, ao contrário do comando PLOT que plota apenas uma única folha, este comando permitirá plotar múltiplas folhas ou até mesmo todas as folhas do desenho diretamente.

TCOUNT
Usando este comando você pode adicionar marcadores e listas numeradas ao longo de várias linhas do texto.

Um exemplo é mostrado na imagem abaixo, a figura A é o texto que usamos como exemplo e a figura B é o resultado após usar TCOUNT nas linhas de textos.




MA
Este comando é usado para transferir propriedades como espessura de linha, transparência, camada, cor e muito mais de um objeto para outro.

LTS
Este comando altera a escala do tipo de linha e se aplica a todo o desenho.

LW
Este comando altera a espessura da linha do objeto.

ID
A coordenada atual de um ponto pode ser determinada usando este comando.

EXP
Isso permite ao usuário salvar o desenho em um formato de arquivo diferente, conforme mostrado na imagem a seguir.




MEA
Usando este comando o usuário pode medir o raio da distância, área e volume do objeto selecionado

EPDF
O desenho pode ser exportado e salvo como um arquivo PDF usando este comando.

XR
Este comando abre uma paleta de referência externa e você pode usá-la para anexar DWG, PDF ou imagens ao seu desenho como referências externas.

RE
Esta ferramenta é igual à função de “atualização” do sistema operacional Windows. Isso irá regenerar todo o desenho no software, mostrando todas as alterações feitas.

BE
Este comando nos permite editar o bloco e seus parâmetros. Este comando levará o usuário a uma janela exclusiva do editor de blocos onde todas as alterações poderão ser feitas e salvas no bloco.

MLD
Chamadas ou linhas de chamada podem ser colocadas no desenho usando este comando.

MLE
O tamanho das múltiplas linhas de chamada, o texto, etc. podem ser editados usando este comando.

COMPARE
Usando este comando você pode comparar duas versões do mesmo desenho e todas as alterações nele.

ACTRECORD
Usando este comando você pode gravar as ações repetitivas em seu desenho e reproduzi-las novamente para automatizar todo o processo sem ter que escrever as macros.

SHARE
Usando este comando você pode compartilhar seu desenho usando uma URL com a nuvem da Autodesk. O destinatário pode visualizar o desenho sem usar o software AutoCAD em um navegador.




DWGHISTORY
Usando este comando você pode mostrar o histórico de um desenho e todas as alterações feitas nele. Este comando funcionará apenas quando você salvar seu desenho usando um serviço de nuvem como
Box, Dropbox ou OneDrive.


07

Comandos 3D

Esta seção contém alguns comandos notáveis do AutoCAD 3D relacionados à modelagem de sólidos, superfícies e malhas. Você pode estar familiarizado com muitos desses comandos, mas também
existem muitos comandos que não são usados com frequência, apesar de seus excelentes recursos.


EXT
Este comando estende o objeto 2D até o terceiro eixo que é o eixo Z, para convertê-lo em 3D.

REV
Este comando ajuda o usuário a criar um sólido 3D girando uma região 2D em torno de um eixo.

SWEEP
Usando este comando você pode varrer uma geometria 2D ao longo de um caminho. A imagem a seguir mostra um objeto criado com varredura.




BOX
Este comando criará uma forma de caixa 3D sem usar qualquer esboço base 2D.

CYL
Um cilindro sólido 3D pode ser criado usando este comando. Aqui o usuário deve fornecer o raio ou diâmetro da base e depois fornecer a altura do objeto.

PYR
A pirâmide sólida 3D pode ser criada usando este comando. O usuário primeiro deve fornecer a dimensão da base e depois a altura da pirâmide.

LOFT
Usando este comando você pode unir duas ou mais curvas 2D para criar um objeto 3D elevado. Na imagem a seguir, curvas 2D vermelhas foram usadas para criar este 3D elevado.




SL
Esta ferramenta divide um objeto 3D ou superfície 2D em duas partes diferentes.


THICKEN
Usando este comando você pode converter uma superfície em um sólido 3D adicionando espessura a ela.


CONVTOSOLID
Usando este comando você pode converter malha 3D e objetos impermeáveis feitos com superfícies em sólido 3D e também pode controlar se o sólido convertido é suave ou facetado.


POLYSOLID
Usando este comando você pode criar uma forma 3D semelhante a uma parede como mostrado na imagem aqui, você também pode definir a altura e espessura deste poli sólido usando as opções de linha de comando.



REGEN3
Este comando foi introduzido na atualização do AutoCAD 2017.1 e é especialmente útil na remoção de anomalias e mosaicos de superfície relacionados a gráficos 3D.

DELOBJ
Esta variável de sistema controla o comportamento das curvas 2D quando ferramentas 3D como Extrude, Presspull e Sweep são usadas.

Você pode alterar o valor desta variável de sistema para que o AutoCAD retenha ou exclua curvas após convertê-las para 3D.

VOLUME
Usando este comando você pode encontrar o volume de um sólido 3D, bem como muitas outras informações como momento de inércia, raio de giração, centróide e produtos de inércia.



INTERFERE
Este comando pode ser usado para detectar sólidos 3D que se cruzam. O comando é especialmente útil em situações onde você deseja detectar conflitos entre diferentes sólidos, como tubos e paredes.

XEDGES
Você pode extrair as arestas de um sólido 3D como geometrias 2D usando esta ferramenta. Na imagem mostrada aqui, a ferramenta XEDGES foi usada para extrair as arestas do sólido 3D e, em seguida, a geometria do sólido foi movida para revelar apenas as arestas.




SECTIONPLANE
Usando este comando você pode criar um plano de corte no desenho que pode ser usado para ver os desenhos 3D seccionando-os ao longo de diferentes planos.




FLATSHOT
Este comando é ótimo para converter um desenho 3D em 2D.

Usando este comando você também pode criar múltiplas vistas de um único desenho 3D, como frontal, superior e isométrico em um único plano.

PROJECTGEOMETRY
Usando este comando você pode projetar uma curva 2D em uma superfície, sólido ou região 3D, conforme mostrado na imagem animada abaixo.

Shell (SOLIDEDIT)
Usando este comando você pode converter um sólido 3D em um sólido oco com espessura de parede.

Para usar este comando digite SOLIDEDIT na linha de comando pressione Enter digite B pressione Enter novamente digite S e pressione Enter novamente.

Alternativamente, você também pode selecionar a ferramenta Shell no painel de edição Sólido da guia Sólido.

HELIX
Como o nome sugere, este comando pode ser usado para fazer uma hélice no desenho do AutoCAD.

SURFPATCH
Usando este comando você pode preencher as áreas abertas de uma superfície como o topo de um cilindro.

Moveface (SOLIDEDIT)
Usando esta ferramenta você pode mover faces como uma ranhura de um
sólido 3D de um ponto a outro.

Para usar esta ferramenta digite SOLIDEDIT na linha de comando pressione Enter e digite F pressione Enter , digite M e pressione Enter novamente.

SURFTRIM
Este comando é semelhante ao comando aparar de desenhos 2D, mas neste caso, ele aparará superfícies em vez de geometrias 2D.

FACETRES
Este comando ajusta a suavidade de objetos e sombras sombreados e renderizados. Seu valor padrão é 0,5000 e você pode alterá-lo de 0,01 a 10,0.

Quanto maior o valor, mais suaves serão os objetos 3D, mas consumirá mais poder de processamento para renderizá-los.

3DALIGN
Usando este comando você pode alinhar um objeto sólido 3D em relação a outro sólido 3D. 

SURFOFFSET
Usando este comando você pode deslocar qualquer superfície interna, externa ou em ambos os lados da superfície.

IMPRINT
Usando este comando você pode imprimir desenhos 2D em faces planas de um sólido 3D ou superfície para criar faces adicionais para ferramentas 3D como Presspull.

SOLIDHIST
Usando esta ferramenta você pode registrar o histórico de sólidos nos quais as operações booleanas são executadas e pode modificar esses sólidos posteriormente.

Na imagem, aqui a operação de Subtração é realizada em dois sólidos e então a quantidade de peça removida é alterada selecionando o Cone pressionando a tecla CTRL e então alterando seu raio base.

O valor padrão desta variável de sistema é 0 (desligado), mas você pode ativá-la usando o valor 1 (LIGADO).

3DP
Prepara o objeto de malha estanque no AutoCAD e o salva em formato STL para impressão 3D.

CAM
Ajuda o usuário a configurar uma visualização da câmera (Perspectiva) para que o usuário possa visualizar o ângulo como se estivesse olhando para ele no mundo real.

UNI
Este comando mescla dois ou mais objetos 3D conectados em um.

SUBTRACT
Este comando subtrai um objeto de outro objeto 3D, desde que
tenham volume interferente.

IN
Esta ferramenta cria uma região 2D, superfície ou sólido 3D a partir da seção sobreposta.



Referencias:

Este material foi traduzido e adaptado de thesourcecad








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas