Calculadora de IMC e Peso Ideal

Calculadora de IMC (e Peso Ideal)

A classificação do índice de massa corporal (IMC) pode ajudar a identificar problemas de obesidade ou desnutrição, em crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Além de calcular o valor de IMC, esta calculadora também indica qual o intervalo de peso ideal que deve ter para garantir uma melhor qualidade de vida. Ter um peso dentro do intervalo de peso ideal ajuda ainda a evitar o aparecimento de várias doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

Nota: o cálculo de IMC não leva em consideração a composição corporal. Por esse motivo, pessoas com muita massa muscular, como é o caso de alguns atletas, podem apresentar um IMC acima do normal. O ideal é consultar um nutricionista para fazer uma avaliação mais detalhada.

Se desejar manter ou alterar o seu peso, veja quantas calorias deve ingerir por dia.

Coloque os seus dados na calculadora e calcule o seu IMC:

Calculadora de IMC
Seu Peso: Kg
Sua Altura: Metros


Como é feito o cálculo de IMC

O IMC é calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em m), de acordo com a seguinte fórmula: IMC = peso / (altura x altura).

O resultado de IMC é dado em kg/m2.

Como interpretar o resultado de IMC

Depois de obter o resultado de IMC, deve-se interpretar o valor utilizando a seguinte tabela:

IMC Classificação
Menor que 18,5 Magreza
18,5 a 24,9 Normal
25 a 29,9 Sobrepeso
30 a 34,9 Obesidade grau I
35 a 39,9 Obesidade grau II
Maior que 40 Obesidade grau III

De acordo com o resultado de IMC também é possível prever o risco que cada pessoa tem de desenvolver doenças crônicas. Isto porque quanto maior é o valor do IMC, maior é a quantidade de gordura acumulada no corpo e maior o risco de doenças como pressão alta, diabetes e problemas cardíacos.

Sempre que possível, o resultado de IMC deve ser interpretado por um nutricionista, que irá adequar a dieta de acordo com os objetivos de cada pessoa e seu histórico de saúde.

O que significa IMC

IMC é a sigla de Índice de Massa Corporal, um parâmetro que é utilizado para avaliar se o peso está dentro do valor ideal para a altura.

Isso significa que, a partir do resultado do IMC, é possível saber se a pessoa está acima ou abaixo do peso recomendado e também diagnosticar problemas de saúde como obesidade ou desnutrição.

O IMC pode ser utilizado em crianças, adolescentes, adultos ou idosos.

Por que é importante saber o IMC?

Saber o IMC é importante para verificar se o peso está de acordo com a altura da pessoa, além de ser importante para saber se existe risco de desenvolver alguma doença. No caso das crianças, o IMC é importante para saber se o desenvolvimento está de acordo com o esperado.

Além disso, sabendo o IMC, é possível também verificar qual o peso ideal e, assim, saber se a pessoa está acima ou abaixo do peso recomendado para a sua altura.

Referências:


https://www.tuasaude.com/calculadora/imc/

VAGAS DE EMPREGO - JANEIRO/ 24

 Vagas de Emprego de Janeiro para Engenheiro, Projetistas, Analistas, Supervisores e Coordenadores, em Pernambuco e todo Brasil.


Vaga Engenheiro de Projetos



Vaga Engenheiro Eletricista Senior



Vaga Engenheiro de Planejamento de Controle Senior

Vaga para Engenheiros/ Projetistas

Vaga Engenheiro de Tubulação Senior

Vaga Projetista Mecânico com PDMS - Home Office

Vaga Projetista de Tubulação Senior

Vaga Engenheiro de Projetos de Concreto Senior

Vaga Analista de Planejamento Senior

Vaga Engenheiro de Instrumentação e Automação Senior

Vaga Analista de Planejamento Senior

Vaga Engenheiro de Automação 

Vaga Engenheiro Mecânico 

Vaga Desenhista Técnico 

Vaga Projetista Civil Pleno

Vaga Projetista de Tubulação Senior

Vaga Supervisor de Civil

Vaga Técnico/ Estágio Eletrotécnica 

Coordenador de Engenharia

Vaga Supervisor de Elétrica e Automação 

Vaga Estagiário Universitário- Engenharia GERDAU

Vaga Engenheiro ou Arquiteto de SPCI Senior

Vaga Projetista - Fricon

Vaga Engenheiro Mecânico Projetista - Home Office

EVENTO DE RETOMADA DE INVESTIMENTOS DA RNEST - IPOJUCA-PE

LULA PARTICIPA DE EVENTO DE RETOMADA DE INVESTIMENTOS  DA RNEST - IPOJUCA-PE




    Nesta quinta-feira, 18, a Refinaria Abreu e Lima recebeu a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Presidente da Petrobras, ex-Senador - RN, Jean Paul Prates para a cerimonia de retomada das obras da unidade.

    "A ampliação da RNEST, em Pernambuco, vai gerar 30 mil empregos diretos e indiretos durante as obras, e um acréscimo de cerca de 13 milhões de litros de Diesel S10 (de baixo teor de enxofre) por dia à capacidade de produção nacional", afirmou Prates em sua rede social no Instagram.

Autoridades marcam presença no evento

    A governadora Raquel LYra, os Ministros Luciana Santos e Silvio Costa Filho e outras autoridades se fizeram presentes. A govenadora ressaltou importantes investimentos em todo Estado e o Ministro Silvio Costa destacou grandes conquistas do presidente Lula e lembrou de seu primeiro discurso quando anunciou pela primeira vez a construção da Refinaria no Estado.

Prefeito do Recife João Campos

O evento também foi marcado pela presença do prefeito do Recife, João Campos, a prefeita de Ipojuca, Célia Sales, Deputados, Pedro Campos e o Recifense André Carlos Alves

Equipe de Projetos da RNEST cumprimenta o Presidente da Petrobras Jean Paul Prates

    A presença de Prates foi marcada por cumprimentos e abraços por trabalhadores da unidade. Muito carismático, o Presidente respondeu à perguntas e agradecimentos a todos que o saudavam.

    Por fim, o Presidente Lula emocionou à todos com suas lutas em prol da Petrobras, contou a história de como surgiu a ideia de ter mais uma Refinaria para o Nordeste e as disputas entre os Estados para decidir, em fim, trazer a refinaria para Pernambuco.





AMPLIAÇÃO DA REFINARIA ABREU E LIMA

Petrobras anuncia expansão de Abreu e Lima para ampliar em 40% produção de diesel no Brasil


O aporte de recursos integra o Plano Estratégico 2024-28 e está igualmente contemplado no recém-anunciado Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). 

A expansão da refinaria Abreu e Lima, localizada em Pernambuco, resultará em um acréscimo de 13 milhões de litros diários na produção de diesel S10 da Petrobras. Essa informação está sendo minuciosamente apresentada em uma coletiva de imprensa conduzida pela Petrobras nesta quarta-feira (17) na cidade do Recife.


A referida injeção de capital, aliada a outros projetos voltados para a expansão, modernização e otimização do parque industrial da empresa estatal, tem o objetivo de elevar em até 40% a capacidade da Petrobras de fornecer diesel ao mercado brasileiro, conforme assegurado pela Petrobras.


Esta iniciativa, incorporada ao Plano Estratégico 2024-28 e também incluída nas diretrizes do Novo PAC do governo federal, representa uma parcela do plano de negócios já divulgado pela estatal, envolvendo um montante de US$ 17 bilhões destinados a projetos de refino, transporte e comercialização.


De acordo com a Petrobras, a expansão denominada "Trem 2" encontra-se em fase de contratação, com previsão para o início das obras no segundo semestre, e conclusão estimada para 2028. Após a conclusão, a refinaria nos arredores do Recife terá uma capacidade de processamento de 260 mil barris de petróleo por dia.


Além disso, está programado para o presente ano o início das obras para a ampliação da produção das atuais instalações, conhecida como "Trem 1" (Revamp). Segundo a Petrobras, essa expansão permitirá um aumento de carga, otimização do escoamento de produtos leves e maior capacidade de processamento de petróleo do pré-sal, com conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2025.


O projeto também contempla uma etapa adicional de expansão da refinaria Abreu e Lima, com a construção da primeira unidade SNOX do refino brasileiro. Esta instalação transformará óxido de enxofre (SOx) e óxido de nitrogênio (NOx) em um novo produto para comercialização. As obras já estão em andamento, e a unidade está programada para iniciar operações em 2024.


A expansão de Abreu e Lima está estimada para gerar cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos, de acordo com projeções da Petrobras.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, participarão amanhã da cerimônia de lançamento do projeto de expansão.


Vale ressaltar que a construção da refinaria pernambucana foi objeto de investigação pela Operação Lava Jato, que identificou irregularidades em contratos e desvio de recursos da obra. O projeto foi concluído com um custo muito superior ao inicialmente previsto.


A Petrobras está avaliando diferentes cenários, conforme destacado por Mariana Cavassin, gerente-executiva de Projetos de Desenvolvimento da Produção da Petrobras, durante a coletiva. A empresa realizou uma análise detalhada do estágio atual da obra para identificar os próximos passos necessários.


Em relação à geração de empregos, o gerente-geral da refinaria Abreu e Lima, Márcio Maia, ressaltou os esforços da estatal em localizar profissionais que trabalharam na primeira fase da obra, entre 2014 e 2015. Ele mencionou o programa Autonomia e Renda, que visa qualificar profissionais em Pernambuco para participar dos processos seletivos das empresas envolvidas nas obras. Mulheres, pessoas pretas, com deficiência e refugiados estão incluídos como grupo prioritário no programa. 


Fonte: CNN Brasil

Petrobras anuncia expansão de Abreu e Lima para ampliar em 40% produção de diesel no Brasil | CNN Brasil


O CASO DA PROFISSIONAL QUE ASSINOU PROJETOS SEM VISITAR OBRAS

 Deslizamento de terras em Guimarães em 2013


fonte: CM Jornal - deslizamento de terra em Portugal


No passado, em Guimarães, uma situação peculiar veio à tona, destacando a ética na engenharia. Uma profissional, então estagiária, assumiu a responsabilidade por projetos de obras sem nunca ter visitado os locais. Este caso, ocorrido há anos, traz à luz as implicações éticas e profissionais no campo da engenharia.


fonte: CM Jornal - deslizamento de terra em Portugal


Lição do Passado: Consequências para Futuros Engenheiros

Esse caso histórico é uma lição valiosa para os futuros engenheiros. Ressalta a importância da responsabilidade pessoal e profissional na condução de projetos de engenharia. Engenheiros devem estar plenamente cientes das implicações de suas ações e da importância de seguir rigorosamente os procedimentos de segurança e ética.


Ética Profissional

Refletindo sobre Práticas Passadas na Engenharia Moderna
Ao olharmos para o passado, é fundamental que a comunidade de engenharia reflita sobre tais práticas e assegure que os padrões éticos e profissionais sejam mantidos. A integridade na engenharia é um pilar que sustenta a confiança pública na profissão e garante a segurança das estruturas construídas.

Conclusão: Elevando os Padrões de Ética na Engenharia

Esse incidente sublinha a necessidade de elevação contínua dos padrões de ética e responsabilidade na engenharia. A formação de profissionais nesta área deve enfatizar não apenas a competência técnica, mas também a responsabilidade ética. A história da engenheira que assinou projetos sem visitar as obras é um lembrete crucial de que cada decisão tomada por um engenheiro tem impactos reais e, às vezes, duradouros.

Promovendo Melhores Práticas na Engenharia
É essencial que a comunidade de engenharia trabalhe ativamente para promover melhores práticas, fortalecendo a supervisão e a responsabilização em todos os projetos. Instituições de ensino e organizações profissionais devem liderar pelo exemplo, cultivando uma cultura de transparência e integridade.

Aprendizados e Prevenção para o Futuro
O setor de engenharia deve aprender com casos como este para prevenir situações semelhantes no futuro. Implementar sistemas robustos de supervisão, incentivar a comunicação aberta e promover a educação contínua sobre ética são passos fundamentais para garantir que a engenharia continue a ser uma profissão respeitada e confiável.

Esse caso do passado em Guimarães é um exemplo importante para todos os profissionais de engenharia, servindo como um lembrete de que a ética e a responsabilidade são tão cruciais quanto a habilidade técnica na prática da engenharia.


fonte:

CM Jornal de Portugal

Arguido aponta três fatores para deslizamento de terras em Guimarães em 2013 - Portugal - Correio da Manhã (cmjornal.pt)

Blog da Engenharia

Profissional Assinou Projetos sem Visitar Obras | Blog da Engenharia


BÁSICO AVEVA E3D DESIGN

 

Noções básicas de Aveva E3D Design

    Olá Projetistas! Hoje trago um material básico, sobre o AVEVA E3D. Você vai ver um pouco das ferramentas e principais módulos desse software de desenho e gerenciamento de projetos muito usado em industrias de Petróleo e Gás em todo o mundo.

   Hoje trazemos os seguintes dos tópicos:
  1. PRIMEIROS PASSOS
    1. ABRINDO O AVEVA E3D
    2. AJUSTANDO A INTERFACE
    3. CRIANDO UM NOVO SITE (PROJETO)
    4. CRIANDO O EQUIPAMENTO
    5. DESENHANDO PRIMITIVOS
    6. PRIMITIVOS NEGATIVOS
    7. COPIANDO PRIMITIVOS
    8. VISUALIZANDO UM MODELO DE PROJETO
    9. CONFIGURANDO AS VISUALIZAÇÕES
    10. CRIANDO E CORTANDO VISUALIZAÇÕES

Nesta lição você aprenderá acerca dos módulos, aprenderá a imprimir e exportar imagens e dados, criar PDF e produzir outros tipos de relatórios de um projeto.

1 - NOÇÕES BÁSICAS - PRIMEIROS PASSOS

ABRINDO O AVEVA E3D

1. Execute o programa AVEVA Everything3D 2.10.
2. Faça login com senha e MDB, conforme exemplo abaixo




No exemplo acima APS é o aplicativo destinado a desenvolver e gerir projetos, o login (SYSTEM) e a senha (XXXXXX) são necessários para acessar a base de dados do programa (MDB), nesse caso ALL significa que voce irá acessar toda a base de dados.

3. O AVEVA Design possui quatro modulos: MODEL, DRAW, ISODRAFT e SPOOL.

Clique no botão Model.


4. Aguarde o programa carregar e terá uma tela parecida com essa:


AJUSTANDO A INTERFACE

1. No teclado pressione: F2 para exibir e ocultar os painéis laterais
Ctrl + F1 para minimizar e ampliar o menu.

utilize esses comandos para ampliar seu espaço de trabalho. Experimente os comandos acima algumas vezes para perceber a diferença na sua tela.

2. Deixe sua tela exibindo as janelas e menus conforme figura baixo:




3. Clique no menu Home e desligue a opção Properties (Ctrl+i).



4. Clique no menu Tools e desligue a opção Model.




5. Pressione a tecla F2 e irá perceber que os painéis Model e Properties não serão exibidos. Eles só serão exibidos se você voltar a ativá-los.

6. Ligue o painel Model (menu Tools > Model), não precisa ligar o painel Properties.

CRIANDO UM NOVO SITE (PROJETO)

1. Na parte superior da tela escolha a opção General.


2. Agora clique no menu General.


3. Clique na ferramenta Site.




4. Em Name preencha com seu o nome do seu proejto ou área especifica de uma instalação industrial (Exemplo: MEU-NOME ou ÁREA-UTILIDADES).


Clique Ok.
Explicando: com esse comando você está criando o equivalente ao arquivo de um projeto.

5. Clique na ferramenta Zone.


6. Preencha conforme figura abaixo:


Clique Ok.

Explicando: com esse comando você estará criando uma zona que é o equivalente a uma camada (layer) para diferenciar as disciplinas (EXEMPLO: UTILIDADES-TUBULAÇÃO ou UTILIDADES-ELÉTRICA).

7. No painel Model Explorer deverá aparecer a seguinte estrutura:


8. Clique no menu Project > Save Work (Ctrl+S).



CRIANDO O EQUIPAMENTO

1. Deixe a zona Primitivos selecionada.


2. Na parte superior da tela escolha EQUIPMENT.



3. Agora clique no menu EQUIPMENT.



4. Clique na ferramenta Equipment.



5. Preencha o nome com Peça-01 e clique Ok.


DESENHANDO PRIMITIVOS

A criação de equipamentos começa com a utilização de PRMITIVOS, ou seja, formas geométricas

1. Selecione a Peça-01.


2. Clique no menu Equipmente e clique na ferramenta Create a box primitive.



3. Clique em algum local na sua tela e desenhe uma caixa (box) parecido com da figura abaixo (não se preocupe com o tamanho o importante é desenhar a caixa).


O resultado deverá ser uma caixa (independente do tamanho). Veja só esse exemplo abaixo:


4. No painel Model deixe o box selecionado.


5. Clique com botão direito e clique a opção Attributes e configure os atributos conforme figura abaixo:


6. Clique no menu View > Limits > Extents para ajustar a visualização e terá uma caixa de 5 x 5 x 5 metros conforme figura abaixo:


7. Clique duas vezes na caixa que você desenhou e irá surgir um conjunto de setas e alças para modificar a posição e dimensão da caixa como mostramos na figura abaixo:


8. Clique no centro e experimente mover a caixa para alguma outra posição na tela sua tela.

9. Clique na alça do eixo Y (ylength) e altere para 7000 (conforme figura abaixo):


10. Na janela Attributes confira a nova medida:



11. Em Position altere a posição da peça:



12. Clique na ferramenta Create a Cylinder Primitive.


e desenhe um cilindro próximo a caixa com um tamanho aproximado ao da figura abaixo:


13. Clique duas vezes no cilindro para editá-lo:

14. Clique na alça de rotação (indicada na figura):


e faça uma rotação de 90 graus.




15. Na parte inferior direita da sua tela verifique se estas opções estão ativadas...



16. Agora clique Options...


17. Clique em Object Snap e ative todas as opções:


18. Em Graphics também ative todas as opções:


19. Clique em Apply (aplicar) e Ok.

Explicando: essas opções irão auxiliar informando na tela pontos de posicionamento para movimentar e desenhar

20. Deixe o cilindro selecionado.



21. Abra a janela de atributos e altere conforme figura abaixo (3000 x 3000mm):


22. Clique no menu Home > Move > Position.


23. Em Datum escolha Ppoint – 1.


PPoint – 1 é o ponto central da parte de baixo do cilindro. As outras opções existentes em Datum são pontos de localização que poderemos utilizar para mover o objeto na tela.

24. Com o mouse, aponte para o box (caixa), clique (e mantenha pressionado) até encontrar o ponto indicado na figura abaixo:




Esse será o ponto aonde ficará localizado o cilindro (partindo do Ppoint-1 até o ponto central superior do box)

25. Clique em Apply (aplicar) e terá esse resultado:


26. Clique na ferramenta Create a Dish Primitive.




27. Desenhe a uma calota (diâmetro=3000mm, altura=1500mm) e posicione como na figura:



PRIMITIVOS NEGATIVOS

1. No painel Model Explore selecione o Box1.


2. No menu Equipment clique na ferramenta Create a Negative Cylinder Primitive.


3. Clique no local indicado na figura abaixo:


Clique no ponto médio da aresta indicada na figura ao lado.

Digite 1000mm para o diâmetro e Enter.

Digite 2500mm para altura e Enter e terá esse resultado:


4. Clique no menu View > Graphics.




5. Em Representation desligue Holes Drawn.


6. Clique em Apply e feche a janela.

7. Configure sua visualização desligando Shaded.



8. Clique duas vezes para editar o primitivo negativo, altere sua altura para 5000mm deixando como mostramos na figura abaixo:



9. Ative novamente a opção Shaded (na janela Current View) e a opção Holes Drawn (em Grahics > Representation).


10. O resultado final deverá ser este:




Primitivos negativos cortam (subtraem) a forma da peça e para editá-los é necessário alterar o modo de visualização.


COPIANDO PRIMITIVOS

1. No painel Model Explorer selecione o cilindro negativo.



2. Clique no menu Home > Copy Offset.



3. Verifique se sua tela se encontra com uma vista parecida com essa...



4. Informe o valor de -7000mm para Y.


5. Clique em Apply (aplicar), clique em Yes e veja o resultado:



O corte foi copiado para o outro lado (distância de 7000mm). Se sua tela não der esse resultado configura para que lado deve ser feito a cópia e altere.

6. Feche a janela de cópia e faça cópias do cortes para os outros cantos (veja figura abaixo):




DICAS EXTRAS

Vamos ver agora como visualizar um modelo de projeto e configurar as visualizações


VISUALIZANDO UM MODELO DE PROJETO

1. Sua tela poderá ter essa aparência:



Obs: apenas o painel Model deverá ser exibido, se necessário utilize a teclado F2 para exibi-lo. O painel Properties deverá está oculto.

2. No exemplo abaixo, selecionamos a opção Site-Structural-Area01.


3. Clique com botão direito e clique na opção 3D View > Ad.



4. Clique no botão de visualização conforme indicado na figura abaixo:


5. Experimente clicar em outras opções do botão de visualização... no exemplo abaixo escolhemos a opção N (norte):



6. Agora clique no menu View e clique em Look.



Experimente cada uma das opções:


7. Clique em alguma parte (peça) do projeto na sua tela (exemplo: escada).

Clique no menu View > Zoom > Object.



Esse comando irá aproximar (zoom) o objeto selecionado na tela.


8. Clique no menu em Zoom > Extents.

Esse comando irá ajustar o zoom para caber todo a extensão na tela.

9. Experimente novamente:

✓ Clique em alguma peça (ou parte) do projeto.
✓ Clique em Zoom > Object para aproximar.
✓ Clique em Zoom > Extents.


10. Agora clique em alguma outra peça (qual parte do projeto na sua tela), depois clique no menu View > Limits > Limits CE.



Esse comando é semelhante ao anterior (zoom > object).

11. Agora clique no menu View > Limits > Extents para exibir todo o projeto.

12. Agora utilizando o botão central do mouse:
✓ Aponte o mouse para centro da tela e use o botão central (aquele botão de rotacionar) para aproximar e distanciar o zoom.
✓ Mantenha o botão central do mouse pressionado e mova o mouse para rotacionar sua visualização.
✓ Com a tecla Ctrl pressionada, pressione o botão central do mouse (e mantenha pressionado) e mova o mouse para movimentar sua tela (sem rotacionar).
✓ Com o botão central do mouse, clique em alguma peça para que ela fique centralizada na tela.
✓ Aponte o mouse para alguma parte do projeto na sua tela, mas não clique (exemplo: aponte o mouse para escada), com o mouse parado (sobre a parte desejada), pressione a tecla Shift e será apresentado um descritivo (resumido) da peça.

13. Agora utilizando o botão direito do mouse:
✓ Clique com botão direito em alguma peça do projeto (exemplo: escada).

Clique em Remove Selection.

O botão direito funciona como atalho para alguns recursos (exemplo: remover da tela peças selecionadas, alterar a visualização, etc).


CONFIGURANDO AS VISUALIÇÕES:

1. Deixe sua tela aproximadamente como na figura abaixo:



2. Clique no menu View > Current View.


3. Configure conforme figura abaixo:



As configurações como mostrado acima deixarão o programa mais leve (menos pesado). Se desejar retornar as configurações padrão basta clicar no botão Reset (na janela acima).


4. Clique o botão Apply (para aplicar).

5. Feche a janela Current View.

6. Clique no botão Graphics.


7. Em Representation desligue a opção Anti-Alias e clique em Apply (para aplicar a configuração).



8. Feche a janela.

Os comandos anteriores tornam mais leve (menos pesado) trabalhar com o programa, todavia a visualização fica menos atraentes.

Se desejar voltar as configurações padrões (anteriores), basta clicar no menu View > Current View > Reset.

9. Clique no botão Current View e experimente ligar a opção Parallel e aplicar (Apply).


10. Depois escolha a opção Perspective, aplique (Apply) e verifique a diferença.


11. Teste alguma vezes (parallel e perspective) para comparar a diferença de visualização e depois deixe no modo Parallel.


CRIANDO E CORTANDO VISUALIZAÇÕES

1. Clique no menu View > Remove > Remove All.



Esse comando é a forma mais rápida de remover todas as visualizações da sua tela.

2. Adicione a visualização de um projeto, como no exemplo abaixo:


3. No menu View clique na ferramenta New.


4. Configure e confirme (apply) a nova vista .



5. Aqui adicionamos uma vista de um SITE.



6. No teclado pressione Ctrl + Tab para saltar de uma vista para outra (na parte inferior da tela você também pode escolher a vista desejada).

7. Remova todas as visualizações (remove all).

8. Visualize apenas esta área do site desejado, como no exemplo abaixo:




9. Clique em View > Create > Current Element.



10. Verifique se estas opções estão ativadas:




Iremos fazer um recorte na tela, para isso será necessário que as opções Modify e Clip estejam ativadas, a opção Cap não é obrigatória.

11. Mova a seta da esquerda uma distância de 1100mm para dentro (como mostramos na figura abaixo):


Dica: se necessário clique duas vezes na caixa que surgiu para ativar as setas de movimento da caixa de clip (corte de tela). O resultado inicial será parecido com esse:



12. Desligue a opção Modify.



E terá esse resultado:




13. Ative novamente o botão Modify e modifique o corte de maneira que fique parecido com o da figura abaixo:





EM BREVE TRAREMOS MAIS DICAS LIÇÕES




































































Postagens mais visitadas