Noções básicas de Aveva E3D Design
Olá Projetistas! Hoje trago um material básico, sobre o AVEVA E3D. Você vai ver um pouco das ferramentas e principais módulos desse software de desenho e gerenciamento de projetos muito usado em industrias de Petróleo e Gás em todo o mundo.
Hoje trazemos os seguintes dos tópicos:
- PRIMEIROS PASSOS
- ABRINDO O AVEVA E3D
- AJUSTANDO A INTERFACE
- CRIANDO UM NOVO SITE (PROJETO)
- CRIANDO O EQUIPAMENTO
- DESENHANDO PRIMITIVOS
- PRIMITIVOS NEGATIVOS
- COPIANDO PRIMITIVOS
- VISUALIZANDO UM MODELO DE PROJETO
- CONFIGURANDO AS VISUALIZAÇÕES
- CRIANDO E CORTANDO VISUALIZAÇÕES
1 - NOÇÕES BÁSICAS - PRIMEIROS PASSOS
ABRINDO O AVEVA E3D
1. Execute o programa AVEVA Everything3D 2.10.
2. Faça login com senha e MDB, conforme exemplo abaixo
No exemplo acima APS é o aplicativo destinado a desenvolver e gerir projetos, o login (SYSTEM) e a senha (XXXXXX) são necessários para acessar a base de dados do programa (MDB), nesse caso ALL significa que voce irá acessar toda a base de dados.
3. O AVEVA Design possui quatro modulos: MODEL, DRAW, ISODRAFT e SPOOL.
Clique no botão Model.
4. Aguarde o programa carregar e terá uma tela parecida com essa:
1. No teclado pressione: F2 para exibir e ocultar os painéis laterais
Ctrl + F1 para minimizar e ampliar o menu.
utilize esses comandos para ampliar seu espaço de trabalho. Experimente os comandos acima algumas vezes para perceber a diferença na sua tela.
2. Deixe sua tela exibindo as janelas e menus conforme figura baixo:
5. Pressione a tecla F2 e irá perceber que os painéis Model e Properties não serão exibidos. Eles só serão exibidos se você voltar a ativá-los.
6. Ligue o painel Model (menu Tools > Model), não precisa ligar o painel Properties.
CRIANDO UM NOVO SITE (PROJETO)
1. Na parte superior da tela escolha a opção General.
4. Em Name preencha com seu o nome do seu proejto ou área especifica de uma instalação industrial (Exemplo: MEU-NOME ou ÁREA-UTILIDADES).
5. Clique na ferramenta Zone.
Explicando: com esse comando você estará criando uma zona que é o equivalente a uma camada (layer) para diferenciar as disciplinas (EXEMPLO: UTILIDADES-TUBULAÇÃO ou UTILIDADES-ELÉTRICA).
7. No painel Model Explorer deverá aparecer a seguinte estrutura:
8. Clique no menu Project > Save Work (Ctrl+S).
CRIANDO O EQUIPAMENTO
1. Deixe a zona Primitivos selecionada.
2. Na parte superior da tela escolha EQUIPMENT.
3. Agora clique no menu EQUIPMENT.
4. Clique na ferramenta Equipment.
5. Preencha o nome com Peça-01 e clique Ok.
A criação de equipamentos começa com a utilização de PRMITIVOS, ou seja, formas geométricas
1. Selecione a Peça-01.
3. Clique em algum local na sua tela e desenhe uma caixa (box) parecido com da figura abaixo (não se preocupe com o tamanho o importante é desenhar a caixa).
5. Clique com botão direito e clique a opção Attributes e configure os atributos conforme figura abaixo:
7. Clique duas vezes na caixa que você desenhou e irá surgir um conjunto de setas e alças para modificar a posição e dimensão da caixa como mostramos na figura abaixo:
12. Clique na ferramenta Create a Cylinder Primitive.
14. Clique na alça de rotação (indicada na figura):
16. Agora clique Options...
Explicando: essas opções irão auxiliar informando na tela pontos de posicionamento para movimentar e desenhar
20. Deixe o cilindro selecionado.
21. Abra a janela de atributos e altere conforme figura abaixo (3000 x 3000mm):
PPoint – 1 é o ponto central da parte de baixo do cilindro. As outras opções existentes em Datum são pontos de localização que poderemos utilizar para mover o objeto na tela.
24. Com o mouse, aponte para o box (caixa), clique (e mantenha pressionado) até encontrar o ponto indicado na figura abaixo:
25. Clique em Apply (aplicar) e terá esse resultado:
26. Clique na ferramenta Create a Dish Primitive.
27. Desenhe a uma calota (diâmetro=3000mm, altura=1500mm) e posicione como na figura:
1. No painel Model Explore selecione o Box1.
2. No menu Equipment clique na ferramenta Create a Negative Cylinder Primitive.
Clique no ponto médio da aresta indicada na figura ao lado.
Digite 1000mm para o diâmetro e Enter.
Digite 2500mm para altura e Enter e terá esse resultado:
5. Em Representation desligue Holes Drawn.
7. Configure sua visualização desligando Shaded.
8. Clique duas vezes para editar o primitivo negativo, altere sua altura para 5000mm deixando como mostramos na figura abaixo:
9. Ative novamente a opção Shaded (na janela Current View) e a opção Holes Drawn (em Grahics > Representation).
10. O resultado final deverá ser este:
Primitivos negativos cortam (subtraem) a forma da peça e para editá-los é necessário alterar o modo de visualização.
COPIANDO PRIMITIVOS
1. No painel Model Explorer selecione o cilindro negativo.
2. Clique no menu Home > Copy Offset.
4. Informe o valor de -7000mm para Y.
O corte foi copiado para o outro lado (distância de 7000mm). Se sua tela não der esse resultado configura para que lado deve ser feito a cópia e altere.
6. Feche a janela de cópia e faça cópias do cortes para os outros cantos (veja figura abaixo):
DICAS EXTRAS
Vamos ver agora como visualizar um modelo de projeto e configurar as visualizações
VISUALIZANDO UM MODELO DE PROJETO
1. Sua tela poderá ter essa aparência:
Obs: apenas o painel Model deverá ser exibido, se necessário utilize a teclado F2 para exibi-lo. O painel Properties deverá está oculto.
2. No exemplo abaixo, selecionamos a opção Site-Structural-Area01.
3. Clique com botão direito e clique na opção 3D View > Ad.
4. Clique no botão de visualização conforme indicado na figura abaixo:
5. Experimente clicar em outras opções do botão de visualização... no exemplo abaixo escolhemos a opção N (norte):
6. Agora clique no menu View e clique em Look.
Experimente cada uma das opções:
7. Clique em alguma parte (peça) do projeto na sua tela (exemplo: escada).
Clique no menu View > Zoom > Object.
Esse comando irá aproximar (zoom) o objeto selecionado na tela.
8. Clique no menu em Zoom > Extents.
Esse comando irá ajustar o zoom para caber todo a extensão na tela.
9. Experimente novamente:
10. Agora clique em alguma outra peça (qual parte do projeto na sua tela), depois clique no menu View > Limits > Limits CE.
Esse comando é semelhante ao anterior (zoom > object).
✓ Clique em alguma peça (ou parte) do projeto.
✓ Clique em Zoom > Object para aproximar.
✓ Clique em Zoom > Extents.
10. Agora clique em alguma outra peça (qual parte do projeto na sua tela), depois clique no menu View > Limits > Limits CE.
Esse comando é semelhante ao anterior (zoom > object).
11. Agora clique no menu View > Limits > Extents para exibir todo o projeto.
12. Agora utilizando o botão central do mouse:
✓ Aponte o mouse para centro da tela e use o botão central (aquele botão de rotacionar) para aproximar e distanciar o zoom.
✓ Mantenha o botão central do mouse pressionado e mova o mouse para rotacionar sua visualização.
✓ Com a tecla Ctrl pressionada, pressione o botão central do mouse (e mantenha pressionado) e mova o mouse para movimentar sua tela (sem rotacionar).
✓ Com o botão central do mouse, clique em alguma peça para que ela fique centralizada na tela.
✓ Aponte o mouse para alguma parte do projeto na sua tela, mas não clique (exemplo: aponte o mouse para escada), com o mouse parado (sobre a parte desejada), pressione a tecla Shift e será apresentado um descritivo (resumido) da peça.
13. Agora utilizando o botão direito do mouse:
✓ Clique com botão direito em alguma peça do projeto (exemplo: escada).
Clique em Remove Selection.
O botão direito funciona como atalho para alguns recursos (exemplo: remover da tela peças selecionadas, alterar a visualização, etc).
CONFIGURANDO AS VISUALIÇÕES:
3. Configure conforme figura abaixo:
As configurações como mostrado acima deixarão o programa mais leve (menos pesado). Se desejar retornar as configurações padrão basta clicar no botão Reset (na janela acima).
4. Clique o botão Apply (para aplicar).
5. Feche a janela Current View.
6. Clique no botão Graphics.
7. Em Representation desligue a opção Anti-Alias e clique em Apply (para aplicar a configuração).
Os comandos anteriores tornam mais leve (menos pesado) trabalhar com o programa, todavia a visualização fica menos atraentes.
Se desejar voltar as configurações padrões (anteriores), basta clicar no menu View > Current View > Reset.
9. Clique no botão Current View e experimente ligar a opção Parallel e aplicar (Apply).
10. Depois escolha a opção Perspective, aplique (Apply) e verifique a diferença.
11. Teste alguma vezes (parallel e perspective) para comparar a diferença de visualização e depois deixe no modo Parallel.
Esse comando é a forma mais rápida de remover todas as visualizações da sua tela.
10. Depois escolha a opção Perspective, aplique (Apply) e verifique a diferença.
11. Teste alguma vezes (parallel e perspective) para comparar a diferença de visualização e depois deixe no modo Parallel.
CRIANDO E CORTANDO VISUALIZAÇÕES
1. Clique no menu View > Remove > Remove All.
2. Adicione a visualização de um projeto, como no exemplo abaixo:
3. No menu View clique na ferramenta New.
6. No teclado pressione Ctrl + Tab para saltar de uma vista para outra (na parte inferior da tela você também pode escolher a vista desejada).
7. Remova todas as visualizações (remove all).
8. Visualize apenas esta área do site desejado, como no exemplo abaixo:
9. Clique em View > Create > Current Element.
11. Mova a seta da esquerda uma distância de 1100mm para dentro (como mostramos na figura abaixo):
Dica: se necessário clique duas vezes na caixa que surgiu para ativar as setas de movimento da caixa de clip (corte de tela). O resultado inicial será parecido com esse:
12. Desligue a opção Modify.
E terá esse resultado:
13. Ative novamente o botão Modify e modifique o corte de maneira que fique parecido com o da figura abaixo:
EM BREVE TRAREMOS MAIS DICAS LIÇÕES
Parabéns Joás pelos tópicos de Aveva E3D Design
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