No exemplo acima APS é o aplicativo destinado a desenvolver e gerir projetos, o login (SYSTEM) e a senha (XXXXXX) são necessários para acessar a base de dados do programa (MDB), nesse caso ALL significa que voce irá acessar toda a base de dados.
3. O AVEVA Design possui quatro modulos: MODEL, DRAW, ISODRAFT e SPOOL.
Clique no botão Model.
4. Aguarde o programa carregar e terá uma tela parecida com essa:
1. No teclado pressione: F2 para exibir e ocultar os painéis laterais
Ctrl + F1 para minimizar e ampliar o menu.
utilize esses comandos para ampliar seu espaço de trabalho. Experimente os comandos acima algumas vezes para perceber a diferença na sua tela.
2. Deixe sua tela exibindo as janelas e menus conforme figura baixo:
3. Clique no menu Home e desligue a opção Properties (Ctrl+i).
4. Clique no menu Tools e desligue a opção Model.
5. Pressione a tecla F2 e irá perceber que os painéis Model e Properties não serão exibidos. Eles só serão exibidos se você voltar a ativá-los.
6. Ligue o painel Model (menu Tools > Model), não precisa ligar o painel Properties.
CRIANDO UM NOVO SITE (PROJETO)
1. Na parte superior da tela escolha a opção General.
2. Agora clique no menu General.
3. Clique na ferramenta Site.
4. Em Name preencha com seu o nome do seu proejto ou área especifica de uma instalação industrial (Exemplo: MEU-NOME ou ÁREA-UTILIDADES).
Clique Ok.
Explicando: com esse comando você está criando o equivalente ao arquivo de um projeto.
5. Clique na ferramenta Zone.
6. Preencha conforme figura abaixo:
Explicando: com esse comando você estará criando uma zona que é o equivalente a uma camada (layer) para diferenciar as disciplinas (EXEMPLO: UTILIDADES-TUBULAÇÃO ou UTILIDADES-ELÉTRICA).
7. No painel Model Explorer deverá aparecer a seguinte estrutura:
8. Clique no menu Project > Save Work (Ctrl+S).
CRIANDO O EQUIPAMENTO
1. Deixe a zona Primitivos selecionada.
2. Na parte superior da tela escolha EQUIPMENT.
3. Agora clique no menu EQUIPMENT.
4. Clique na ferramenta Equipment.
5. Preencha o nome com Peça-01 e clique Ok.
A criação de equipamentos começa com a utilização de PRMITIVOS, ou seja, formas geométricas
1. Selecione a Peça-01.
2. Clique no menu Equipmente e clique na ferramenta Create a box primitive.
3. Clique em algum local na sua tela e desenhe uma caixa (box) parecido com da figura abaixo (não se preocupe com o tamanho o importante é desenhar a caixa).
O resultado deverá ser uma caixa (independente do tamanho). Veja só esse exemplo abaixo:
4. No painel Model deixe o box selecionado.
5. Clique com botão direito e clique a opção Attributes e configure os atributos conforme figura abaixo:
6. Clique no menu View > Limits > Extents para ajustar a visualização e terá uma caixa de 5 x 5 x 5 metros conforme figura abaixo:
7. Clique duas vezes na caixa que você desenhou e irá surgir um conjunto de setas e alças para modificar a posição e dimensão da caixa como mostramos na figura abaixo:
8. Clique no centro e experimente mover a caixa para alguma outra posição na tela sua tela.
9. Clique na alça do eixo Y (ylength) e altere para 7000 (conforme figura abaixo):
10. Na janela Attributes confira a nova medida:
11. Em Position altere a posição da peça:
12. Clique na ferramenta Create a Cylinder Primitive.
e desenhe um cilindro próximo a caixa com um tamanho aproximado ao da figura abaixo:
13. Clique duas vezes no cilindro para editá-lo:
14. Clique na alça de rotação (indicada na figura):
e faça uma rotação de 90 graus.
15. Na parte inferior direita da sua tela verifique se estas opções estão ativadas...
16. Agora clique Options...
17. Clique em Object Snap e ative todas as opções:
18. Em Graphics também ative todas as opções:
19. Clique em Apply (aplicar) e Ok.
Explicando: essas opções irão auxiliar informando na tela pontos de posicionamento para movimentar e desenhar
20. Deixe o cilindro selecionado.
21. Abra a janela de atributos e altere conforme figura abaixo (3000 x 3000mm):
22. Clique no menu Home > Move > Position.
23. Em Datum escolha Ppoint – 1.
PPoint – 1 é o ponto central da parte de baixo do cilindro. As outras opções existentes em Datum são pontos de localização que poderemos utilizar para mover o objeto na tela.
24. Com o mouse, aponte para o box (caixa), clique (e mantenha pressionado) até encontrar o ponto indicado na figura abaixo:
Esse será o ponto aonde ficará localizado o cilindro (partindo do Ppoint-1 até o ponto central superior do box)
25. Clique em Apply (aplicar) e terá esse resultado:
26. Clique na ferramenta Create a Dish Primitive.
27. Desenhe a uma calota (diâmetro=3000mm, altura=1500mm) e posicione como na figura:
1. No painel Model Explore selecione o Box1.
2. No menu Equipment clique na ferramenta Create a Negative Cylinder Primitive.
3. Clique no local indicado na figura abaixo:
Clique no ponto médio da aresta indicada na figura ao lado.
Digite 1000mm para o diâmetro e Enter.
Digite 2500mm para altura e Enter e terá esse resultado:
4. Clique no menu View > Graphics.
5. Em Representation desligue Holes Drawn.
6. Clique em Apply e feche a janela.
7. Configure sua visualização desligando Shaded.
8. Clique duas vezes para editar o primitivo negativo, altere sua altura para 5000mm deixando como mostramos na figura abaixo:
9. Ative novamente a opção Shaded (na janela Current View) e a opção Holes Drawn (em Grahics > Representation).
10. O resultado final deverá ser este:
Primitivos negativos cortam (subtraem) a forma da peça e para editá-los é necessário alterar o modo de visualização.
COPIANDO PRIMITIVOS
1. No painel Model Explorer selecione o cilindro negativo.
2. Clique no menu Home > Copy Offset.
3. Verifique se sua tela se encontra com uma vista parecida com essa...
4. Informe o valor de -7000mm para Y.
5. Clique em Apply (aplicar), clique em Yes e veja o resultado:
O corte foi copiado para o outro lado (distância de 7000mm). Se sua tela não der esse resultado configura para que lado deve ser feito a cópia e altere.
6. Feche a janela de cópia e faça cópias do cortes para os outros cantos (veja figura abaixo):
DICAS EXTRAS
Vamos ver agora como visualizar um modelo de projeto e configurar as visualizações
VISUALIZANDO UM MODELO DE PROJETO
1. Sua tela poderá ter essa aparência: